Quantcast
Channel: História da Midia Exterior – Memorias da Bahia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Mobiliário urbano em Salvador na década de 30

$
0
0

Essas árvores pequenas que você vé na foto hoje são árvores de grande porte que fazem sombra na rua e na calçada desse trecho da Praça da Piedade. A foto mostra as placas instaladas em gradis de árvores, produzidas pela Empresa Baiana de Publicidade criada em 1931 por Aderbal Linhares, pioneiro da mídia exterior na Bahia. Os engenhos publicitários são o que hoje chamamos de mobiliário urbano, conceito de publicidade em equipamentos do uso da comunidade.

A Empresa Baiana de Publicidade, hoje denominada A. Linhares, a mais antiga do setor no Brasil, trabalhou os gradis de árvores que nessa época já era um mobiliário urbano convencional em São Paulo. Mas foi totalmente inovadora no desenvolvimento de outro equipamento de mobiliário urbano que não teve paralelo no Brasil: os abrigos do ponto do bonde, construidos a partir de 1937 e inaugurados em 1939/40 em vários bairros da cidade. Assunto para outro post, em outra oportunidade.

O mobiliário urbano de gradis de árvores abrangia a área do centro da cidade, inclusive a Praça Castro Alves, conforme mostra o registro fotográfico durante a inauguração da placa de propaganda do jornal A Tarde; presentes autoridades do município e jornalistas do vespertino.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images